Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
  HISTÓRICO

O Hospital Santa Mônica foi fundado em 1967 pelo Neurocirurgião e Psiquiatra Samyr Helou (1931 – 1999).

Na data de sua fundação, funcionava apenas como clinica psiquiátrica no setor sul e recebeu a denominação de Clinica Santa Mônica. Em 1975, houve a mudança para sua sede atual, na Chácara Aurora, em Aparecida de Goiânia.
 
Inicialmente dedicado à psiquiatria, o Hospital Santa Mônica passou, a partir de 1978, a dedicar-se também à Neurologia, à Neurocirurgia e ao Neuro-diagnóstico. Em março de 1979 foi inaugurado o Centro de Neuro-diagnóstico para acomodar a Tomografia Computadorizada. Nessa ocasião, o aparelho adquirido pelo HSM foi o primeiro em funcionamento na região Centro-Oeste.
A visão e o pioneirismo do Dr. Samyr Helou levaram o HSM, em 1992, a possuir o primeiro aparelho de ressonância magnética da região Centro-Oeste.
 
Tradicionalmente o Hospital Santa Mônica possui um  serviço de excelência em Neurologia e Neurocirurgia e agregou novos serviços, como Ortopedia, Cirurgia Geral, Radiologia, Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, dentre outros.
 
Ao longo dos anos foram sendo anexados novos serviços, como a ala de apartamentos privativos, o anfiteatro e a capela. Durante todo o processo de ampliação do HSM,  houve sempre a preocupação em preservar sua rica área verde. Esse continua sendo um de nossos diferenciais, nos 75.000m2  do HSM, estão racionalmente distribuídas as suas unidades, cada qual com sua destinação especifica, todas cercadas de verde, calma e quietude.